Sobre a empresa Ibéria Acess
A humanidade já usava óleos essenciais 3.500 anos antes de Cristo. Os egípcios foram os primeiros a fazer uso deles. Eles usaram a aromaterapia para fins religiosos, medicinais e cosméticos.
500 anos depois dos egípcios, os chineses também faziam uso de ervas e plantas aromáticas principalmente para fins medicinais.
Mais tarde, os gregos usaram a sabedoria medicinal dos egípcios e melhoraram o sistema de destilação. Estes conseguiram preservar a fragrância e a pureza dos óleos. Os gregos incorporaram plantas aromáticas em seus banhos, dieta, ritos religiosos e fizeram unguentos medicinais. Hipócrates, o médico mais reconhecido da época, tratava seus pacientes com óleos essenciais e afirmava que banhos e massagens com eles garantiam a longevidade.
Os romanos eram fervorosos defensores da higiene para promover a saúde e confiavam na aromaterapia e em seu poder.
Posteriormente, os árabes continuaram com os ensinamentos sobre os extratos das plantas. Um grande passo foi dado por eles ao distinguir a Medicina da Farmacopéia. Foram os grandes contribuintes para a difusão, nas margens do Mediterrâneo, de várias plantas medicinais e de suas propriedades.
A chegada dos árabes à Península Ibérica também trouxe todo aquele legado de conhecimento e, o cruzamento por séculos das tradições cristã, árabe e judaicas, fez com que a arte da aromaterapia, perfumaria e cosmética alcançasse grandes alturas de esplendor em cidades como Córdoba, Ávila, Toledo, Granada, Barcelona e Gerona.
Desta forma, a Espanha passou a ser um empório do conhecimento, os sábios europeus vieram estudar na Espanha, através do Caminho de Santiago se estabeleceram nas cidades mencionadas e aprenderam a arte da alquimia.
O nome de nossa empresa, Ibéria Acess, ou melhor, Ibéria Aceites Esenciales, é uma homenagem a longa história dos óleos essenciais, tendo na Península Íberica, em especial na Espanha, um riquíssimo depósito do comércio e do conhecimento milenar dos óleos essenciais.